quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

"Territórios: O Cinturão de Fogo" no Destacando Livros

Boa noite,

Andy do blog parceiro Destacando Livros resenhou o livro Territórios: O Cinturão de Fogo. Gostaria de agradecer a ele pela disponibilidade em resenhar meu livro e um grande abraço para ele. Abaixo segue a resenha feita por Andy. Para vê-la no próprio blog, basta acessar o link aqui

Título: O Cinturão de Fogo
Autor: André de Lima
Editora: Clube de Autores / AgBooks
Ano: 2010
Páginas: 220
Classificação: 7/10


O Cinturão de Fogo é o primeiro livro da série “Territórios”, escrita pelo brasileiro André de Lima, que é parceiro do blog “Destacando Livros”. Um livro que promete altas aventuras e grandes batalhas em um universo completamente novo e fantástico.

O protagonista, e também narrador, dessa história é Alfonso de Tornelia, um garoto aparentemente normal que vive com sua família no Reino Leonida. Ele estava na escola, fazendo um teste de história para ser preciso, quando uma tempestade muito estranha ocorreu. Sentiu uma sonolência e seus olhos se fecharam. Quando ele abriu os olhos novamente, estava na cama em um castelo desconhecido.

Alf só podia estar louco ou sonhando, pois via e ouvia coisas muito estranhas, olhava ao seu redor e via um castelo, havia pessoas que falavam de um modo estranho, antigo... E para piorar, todos o conheciam e o chamavam de “Conde”. Não adiantaria explicar sua situação, ninguém lhe entenderia, então ele deixou a história a rolar.

Aos poucos, Alf foi fazendo grande amizades, estudando coisas malucas e conhecendo mais sobre onde estava. Descobriu também que existia uma grande guerra ocorrendo e que, muito provavelmente, ele teria que participar dela. Uma guerra entre o Territória da Lua e os Territórios do Fogo, Terra, Vento e Água. Mas Alf sempre acreditou que os Territórios eram apenas uma... lenda.

Eu classificaria “O Cinturão de Fogo” como história infanto-juvenil, mas que, com certeza, agradaria muitos adultos. Uma história mágica, com personagens que conseguem utilizar o poder de espíritos elementais, com um vilão que quer dominar o mundo, essa é o tipo de história que me agrada.

Adorei as batalhas que ocorreram, todo o cenário e mitologia criados. O enredo também é bom, mas ficou faltando algumas descrições essenciais, o que tornou a história muita rápida, como no início do livro quando conhecemos a família de Alf, e por algum motivo o pai dele o trata mal. Alf é o narrador do livro, mas não conta detalhes sobre como se sente em relação a sua família ou como ele a enxerga.

Existe também o fato que o verdadeiro mundo Alf não é exatamente o nosso, pelo menos eu acho, e pouca coisa é mencionado dele, então não dá para saber o quanto que a vida dele mudou. No decorrer da história, deu para perceber que Alf se acostumou muito rápido com novos hábitos e sua nova vida, o que, para mim, significa que não houve tantas mudanças assim.

A história do André tem um grande potencial. E como esse é apenas o seu primeiro livro, tenho certeza que ele pode ir muito longe. Enfim, O Cinturão de Fogo é um livro bom, tem seus pontos fracos, mas ele me agradou bastante, sua narrativa flui bem e tem algumas cenas muito legais e engraçadas. Acho que vale a pena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário