terça-feira, 29 de maio de 2012

"Territórios: O Cinturão de Fogo" no Book is Life

Com muito atraso, a resenha feita por Aline do blog Book is Life. Muito obrigado, Aline. Um grande abraço e espero que curtam a resenha.


*****



Territórios - O Cinturão de Fogo por André de Lima


EDITORA: Bookess/Clube de Autores
ISBN:  9788580450675
ANO DE EDIÇÃO: 2010
NÚMERO DE PÁGINAS: 197
CLASSIFICAÇÃO:

Começo a resenha dizendo que esse livro é diferente de tudo o que li até o momento.

Apesar da capa não ser muito convidativa, a estória num todo é criativa e interessante. Em Territórios - O Cinturão de Fogo, conhecemos Alfonso, um garoto comum de 15 anos, na realidade Alf não é o tipo de garoto popular, sua própria aparência não contribuía a seu favor.

Num dia chuvoso e com risco de tempestades mesmo atrasado Alfonso vai para a escola, e por sorte consegue entrar na aula de história, matéria que não estava entre as suas favoritas. Sr. Jairo, aquele tipico professor implicante, decide aplicar uma prova surpresa e é durante essa prova que algo jamais imaginado acontece. Alf subitamente acorda de um "cochilo" e se encontra em um mundo diferente, onde as pessoas o tratam como o suposto conde do Território Fogo. A partir de então há uma avalanche de acontecimentos, Alfonso se vê adiante de uma iminente guerra e terá que proteger a todo custo as pessoas que lhe confiam sua vida.

O fato de a estória alternar-se entre os tempos novos e antigos, foi o que realmente me conquistou, embora haja todo o clima de batalhas medievais e elementos mágicos, não me vi tão envolvida. Inclusive achei estranhas algumas coisas, um exemplo séria que Alfonso aceita tudo de maneira natural, sem questionar o verdadeiro por que de estar naquele local se na verdade pertencia a outro tempo, e de uma hora para outra passa a pensar e agir como conde. Esse segundo foi o que realmente me incomodo.

Achei que algumas coisas aconteceram rápido demais e sem explicação, enquanto no inicio o livro era bem lento do meio para o fim, tudo foi em um ritmo frenético. Particularmente gostei bastante da narrativa é bem leve, porém achei que não houve aprofundamento no desenvolvimento dos personagens.

O Cinturão de Fogo é um livro que recomendo sim, inclusive para quem gosta da temática, no entanto, não comece a lê-lo com expectativas altas demais, a estória é boa, mas a meu ver não passa disso.

Territórios agora no Facebook

Bom dia queridos leitores,

Estou mais sumido do que chuva em deserto, né?

Tenho mais duas resenhas de dois blogs para acrescentar, mas deixarei para outro dia, como também um post explicando essa ausência. Gostaria de pedir que quem pudesse curtisse a página no facebook do livro.

facebook.com/t3rr1t0r105