terça-feira, 29 de maio de 2012

"Territórios: O Cinturão de Fogo" no Book is Life

Com muito atraso, a resenha feita por Aline do blog Book is Life. Muito obrigado, Aline. Um grande abraço e espero que curtam a resenha.


*****



Territórios - O Cinturão de Fogo por André de Lima


EDITORA: Bookess/Clube de Autores
ISBN:  9788580450675
ANO DE EDIÇÃO: 2010
NÚMERO DE PÁGINAS: 197
CLASSIFICAÇÃO:

Começo a resenha dizendo que esse livro é diferente de tudo o que li até o momento.

Apesar da capa não ser muito convidativa, a estória num todo é criativa e interessante. Em Territórios - O Cinturão de Fogo, conhecemos Alfonso, um garoto comum de 15 anos, na realidade Alf não é o tipo de garoto popular, sua própria aparência não contribuía a seu favor.

Num dia chuvoso e com risco de tempestades mesmo atrasado Alfonso vai para a escola, e por sorte consegue entrar na aula de história, matéria que não estava entre as suas favoritas. Sr. Jairo, aquele tipico professor implicante, decide aplicar uma prova surpresa e é durante essa prova que algo jamais imaginado acontece. Alf subitamente acorda de um "cochilo" e se encontra em um mundo diferente, onde as pessoas o tratam como o suposto conde do Território Fogo. A partir de então há uma avalanche de acontecimentos, Alfonso se vê adiante de uma iminente guerra e terá que proteger a todo custo as pessoas que lhe confiam sua vida.

O fato de a estória alternar-se entre os tempos novos e antigos, foi o que realmente me conquistou, embora haja todo o clima de batalhas medievais e elementos mágicos, não me vi tão envolvida. Inclusive achei estranhas algumas coisas, um exemplo séria que Alfonso aceita tudo de maneira natural, sem questionar o verdadeiro por que de estar naquele local se na verdade pertencia a outro tempo, e de uma hora para outra passa a pensar e agir como conde. Esse segundo foi o que realmente me incomodo.

Achei que algumas coisas aconteceram rápido demais e sem explicação, enquanto no inicio o livro era bem lento do meio para o fim, tudo foi em um ritmo frenético. Particularmente gostei bastante da narrativa é bem leve, porém achei que não houve aprofundamento no desenvolvimento dos personagens.

O Cinturão de Fogo é um livro que recomendo sim, inclusive para quem gosta da temática, no entanto, não comece a lê-lo com expectativas altas demais, a estória é boa, mas a meu ver não passa disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário