quinta-feira, 19 de maio de 2011

Entrevista no blog Entre Fatos & Livros

Boa noite queridos leitores,

Esses dias fui entrevistado pelas garotas do blog Entre Fatos & Livros. Gostei muito das perguntas e mais ainda de respondê-las. Aproveitando para avisar da promoção que eu junto com as garotas do Entre Fatos & Livros estamos fazendo. Não percam essa chance. Para mais informações, clique aqui. Um grande beijo para Bia e Pri.
Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui.


*****



Quem é fã de leitura fantástica, com certeza já ouviu falar do livro Cinturão de Fogo, do autor André Lima.



Pernambucano de nascença, mas que atualmente mora no estado de São Paulo, André de Lima, mais conhecido pelos amigos como Ikeda, adora escrever, assistir filmes, elaborar jogos e programá-los, sair pra beber e divagar sobre a vida.




"Eu tenho vários sonhos como: fundar minha empresa de jogos, ter minha própria editora, ver meus livros nas estantes das livrarias e principalmente nas mãos das pessoas, viajar e conhecer um pouco do mundo."



Como, quando e por que você começou a escrever? Você teve algum incentivo?

Não lembro muito bem quando eu comecei a escrever, mas foi desde cedo. Lembro de um pequeno caderno que eu tinha bem semelhante a um bloco de notas, e nele eu escrevia diferentes estórias. No entanto, todas sem final. O termo “criar” me fascina até hoje. Por isso sempre apreciei escrever, desenhar (mesmo sem talento algum), desenvolver pequenos jogos, etc.

Um dos maiores incentivos que tive para escrever foi na época da escola quando amigas minhas diziam: “Nooosssaaa Ikeedaaaa...que poesia liiiiiinda!” hehehehehehhe
Já vocação não sei quando nasceu. Na verdade, no meu caso pelo menos, escrever é mais um ato de trabalho e persistência do que propriamente vocação. Como não conheço muitos escritores para ter um parâmetro, creio que meus momentos de lampejos são raros e de curta duração. Às vezes imagino como Tolkien e Rowling conseguiram criar aqueles mundos paralelos maravilhosos. Eu gostaria de fazer o mesmo. =P

Há hora e local ideais que favorecem a escrita? Qual o seu lugar predileto para escrever?

Meu horário predileto de escrever é de madrugada porque posso colocar minha música baixinha e mesmo assim conseguir ouvi-la. De dia é bem difícil de escrever por causa do barulho que faz aqui em casa: prédio do lado em construção, vizinhos barulhentos, carros buzinando, gente gritando na rua...

Já local não importa muito, embora eu gostaria de um dia escrever numa praia deserta de madrugada. Já imaginou que delícia escrever ouvindo o barulho das ondas quebrando? Ou então no campo com o cheiro de grama molhada.

O que me estimulou a escrever Territórios primeiramente foi a minha vontade de escrever um livro. Outro fator que também contribuiu bastante é a vontade de transportar outras pessoas para o mundo que aos poucos se desenvolve nas folhas, seja impressa ou digital.

"Tenho medo de ir na rua 25 de Março. Já perdi muitos chinelos nas chuvas em São Carlos"

Você geralmente escreve com regularidade ou é estimulado por algum desejo?

Eu tento escrever com regularidade, mas como tenho muitos planos para colocar em prática, acabo dividindo meu tempo entre escrever, projetar jogos, programar sistemas e ficar de barriga pro ar.

Como nasceu a série Territórios? Você teve algum autor como inspiração ou influência?

A série Territórios nasceu de uma overdose de leitura que fiz quando viajei pra casa dos meus pais. Pouco antes de voltar para São Paulo, comprei dois livros para ler durante a viagem de volta, não lembro se foi Percy Jackson ou O Caça Feitiço e o outro foi Dragões de Éter: Corações de Neve. Antes mesmo da viagem de volta já tinha terminado de ler os dois numa maratona de dois dias lendo sem parar nem para dormir direito.

Ao terminar os dois livros, não consegui dormir porque a cabeça estava fervilhando de ideias. Então fiz o que sempre fazia quando tinha insônia: sentei para escrever.

Para minha surpresa, quando minha cabeça já estava mais tranquila, eu já tinha mais de 80 páginas (se não me engano) de estória crua, contando apenas a linha da estória com algumas informações pouco mais detalhadas de alguns personagens e espíritos. Como já era quase manhã e não ia conseguir dormir, resolvi reler tudo o que tinha escrito. Quando terminei de ler, pensei: “Dá pra escrever um livro com isso”.

Então resolvi começar a destrinchar melhor a história e por fim acabei escrevendo uma série com seis livros.

Gostei muito da maneira como Rick Riordan escreveu Percy Jackson, Tolkien escreveu Senhor dos Anéis, Raphael Draccon escreveu Dragões de Éter. Todos eles servem como inspiração.

"Não consigo entender vegetarianos que gostam de churrasco de alface e agrião"

Qual o personagem que você mais se identifica em seu livro, e por quê?

O personagem que mais me identifico é Alf. Ele não é inteligente e nem o mais forte, mas é amigo e faz o que precisa ser feito mesmo que tenha medo ou que tudo aponte para o fracasso.

O segundo livro já está em andamento? Tem alguma novidade que você pode nos falar? Queremos um pouquinho de spoiler!! =)

O segundo livro está sendo retocado e com uma pré-capa que minha amiga (a mesma que desenhou a primeira capa) fez. Contudo, gostaria de tentar publicá-lo através de alguma editora. Por isso estou segurando um pouco o lançamento dele. Caso não apareça editora interessada, então publicarei de forma independente mais uma vez.

O segundo livro se chama A Canção da Terra e nele alguns poucos mistérios que ficaram sem resposta explícita no primeiro livro serão expostos de maneira mais direta. Tentei manter o ritmo frenético de algumas batalhas semelhante as do primeiro livro, mas confesso que são esses trechos que estou retocando. Fora isso, muitos outros mistérios serão colocados e não respondidos. =P

"Minha cerveja preferida é Heineken. Sou viciado em café (já fui pego algumas vezes pela vizinha enquanto cheirava o pote de café)."

Que tipos de livro você gosta de ler e o que você está lendo agora? Você tem algum autor preferido?

Gosto muito de livros de aventura. Principalmente aqueles que são uma série. Terminei de ler recentemente O Cerco de Rowan da série Tapeçaria. Confesso que me decepcionei bastante assim como no primeiro livro. Não que o livro seja completamente ruim. Não é isso. O autor consegue criar uma aura de mistério muito legal e as perseguições são emocionantes. Contudo, os desfechos dados para muitos perigos que precisavam ser mais explorados são dados de maneira superficial do tipo alguém ficou sabendo e foi lá pra capturar a pessoa. Fim. Então foi um pouco frustrante.

Meu autor preferido é Bernard Cornwell. Já brasileiro, gosto muito de Raphael Draccon e mais atualmente apreciei bastante o livro O Mundo de Vidro de Maurício Gomyde.

Qual foi o livro que mais te influenciou em sua vida?


Senhor dos Anéis. Por mais difícil e cansativa que seja a leitura, a trilogia te transporta para a terra média e você sente o pavor de enfrentar Sauron e suas tropas com as descrições minunciosamente detalhadas de Tolkien. Com uma pitada de imaginação você consegue enxergar perfeitamente os Orcs, Nazgul, Elfos e todos os outros seres que povoam o mundo fantástico de Senhor dos Anéis.

"Não gosto de fazer a barba, mas confesso que barbudo fico pior do que o normal. Adoro ter aula pra poder matar algumas."

Qual o seu conselho para aspirantes a escritores? 

Seja resistente e paciente. Pelo que comecei a descobrir, o mundo literário é bastante fechado. Abrir portas com ajuda de editoras é quase impossível para escritores iniciantes por mais que hoje existam programas de editoras para incentivar novos autores. Se você realmente sonha em fazer parte do mercado literário brasileiro e não tem paciência de esperar quase um ano pela resposta de alguma editora (caso receba resposta, mesmo que negativa), então finja ser uma editora, corrija e diagrame seu texto, registre-o, desenhe uma capa chamativa e publique seu livro em editoras online.

"Acredito em espíritos e morria de medo de encontrar algum como em O Sexto Sentido."

Gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores?

Vocês estão diante de um dos melhores blogs literários brasileiros, então aproveitem para participar, comentar, discutir. Os escritores brasileiros precisam dos leitores brasileiros. Um grande abraço e um beijo enorme para as meninas que me permitiram ter essa oportunidade maravilhosa de apresentar meu trabalho e também desculpa pelas respostas imensas. =P

Rapidinhas

~> Um elemento: Fogo
~> Uma música: Chopsuey! (System of a Down)
~> Um sonho: Ver as pessoas pensando nos outros tanto quanto em si mesmas
~> Um doce: Tortas, bolos, brigadeiro, beijinho de uva, etc...adoro qualquer doce
~> Um fato: “A felicidade não está no fim do percurso, mas no percurso em si”.
~> Um livro: Ilíada e Odisséia (eu sei q são dois, mas é que se completam)

3 comentários:

  1. A melhor parte foi "Que poesia linda, ikedaaaaa" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Parabéns, tabacudo!!! Tô ME devendo o livro. Mas já tenho data marcada pra comprar. \o/

    aeeeeeew

    ResponderExcluir
  2. Pô! Ficou muito legal a entrevista, inclusive é um "help" p/novos escritores!

    ResponderExcluir
  3. Ahahah!

    Que bom que gostou!
    Eu me diverti com suas respostas! Mto engraçado!

    Sucesso, hein!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir